A Lagoa, Mi Patria Chica

           

A Lagoa, a Aberta e a Praia do Mar da Foz são parte maior das memórias mais remotas da minha infância, das insanidades da minha juventude, da nostalgia nos meus tempos de vida no estrangeiro e do meu refúgio actual.

Por isso, o convite que recebi para participar na exposição de fotografia sobre a Lagoa que daria, depois, lugar ao livro editado pela Mar d’Água (ver o post Livros III), teve uma significado especial. Afinal, seria como fotografar o meu próprio mapa de referências afectivas.

Para além das fotografias, o Luís Costa Leal pediu-me um texto sobre a Lagoa para servir de introdução ao quadrante “A Oeste”.  Com a organização geográfica que fizemos da Lagoa para melhor distribuição das fotografias recebidas dos 19 autores participantes, “A Oeste” ficou a Pedra do Gronho, afinal uma das referências mais (re)conhecidas da Lagoa.

O texto que escrevi foi este –

“Há 50 anos que sei de ti, mas sei que ainda não te conheço.

Vi-te, senhora do engenho e do capricho, mil vezes mudar de cara. Meiga ou violenta, generosa ou pérfida, reinavas sobre os peixes e as gentes, as águas e as areias.

 Nem o Mar Oceano rompia a tua porta Aberta fechada.

 A cada partida, sussurravas, maternal, a carta da Vida aos robalos, aos sargos a às douradas, aos flamingos, às garças e às tarambolas. O gigante, sentinela de pedra alerta, os chamaria na hora de voltar.

 Viste-me nascer, ganhar asas e voar para longe. Como um jovem pássaro, tonto pela vertigem da primeira migração, acreditei que o vento sopra sempre na mesma direcção, que a maré vaza não volta a encher.

 E pensei em Adeus.

 Depois, em tanto e tanto Mundo te entrevi que, finalmente, entendi o teu silêncio sábio e ouvi o grito do Gronho.

 Olho-te e sei que voltei a casa!”

Deixe uma Resposta

