A Magia da Polaroid

Está patente até ao próximo dia 29 de Abril, na Casa da Cerca, em Almada, uma exposição sobre a mítica Polaroid.

A exposição, intitulada “A Magia da Polaroid”, tem base a Colecção Cunca, abrange o período entre 1948 e 2010 e reune cerca de 60 modelos da marca.

A não perder.

 

A Magia da Polaroid (1948 -2010)
Coleção Raul Cunca

Descrição

Nesta exposição podem ser vistos os variados modelos de época, desde os anos 1948 a 2010.Esta mostra permite uma abordagem quer ao desenho dos aparelhos fotográficos (design de equipamento), quer ao uso da fotografia como instrumento do desenho.

A exposição é constituída por uma surpreendente coleção de sessenta modelos de máquinas fotográficas instantâneas Polaroid representativas do período de produção da empresa balizado pelos anos de 1948 (ano da produção da primeira máquina instantânea) e de 2010 (ano da comercialização da primeira máquina instantânea digital).

Os exemplares que constituem a exposição celebram a memória da popularização da fotografia instantânea e do inventor Edwin Herbert Land, fundador da Polaroid Corporation, sendo um exemplo do espírito empreendedor norte-americano que conseguia tornar as invenções em produtos de acesso fácil, chegando aos utilizadores através da sua produção massificada.

A constituição da empresa é também contemporânea do nascimento do design industrial nos EUA, sendo possível reconstruir este momento através de um percurso pelas máquinas fotográficas e documentos da época apresentados na exposição. Os primeiros exemplares expostos foram concebidos pelos mais notáveis pioneiros do design industrial norte-americano, nomeadamente Walter Dorwin Teague, Henry Dreyfuss e Albrecht Goertz, bem como os últimos modelos são também representativos do design de produto contemporâneo deste país, com projetos liderados pelo inovador gabinete IDEO.

A exposição é ainda apresentada através de um livro que ilustra a coleção e a documenta, contextualizando as máquinas fotográficas instantâneas, quer enquanto objetos técnicos inscritos na cultura material, quer pela sua importância como objetos paradigmáticos da história do design.

A exposição A Magia da Polaroid – Coleção Raul Cunca representa assim o percurso do design industrial norte-americano entre a década de quarenta do século XX e o decénio de dez do século XXI e marca também os 75 anos da fundação da empresa Polaroid Corporation.

Nota biográfica do Comissário Científico e Colecionador

Raul Cunca

Nasceu em Lisboa, no ano 1963. Doutor em design de equipamento pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Mestre em design industrial pela Domus Academy de Milão e Licenciado em design de equipamento pela Escola de Belas-Artes de Lisboa. É desde 1994 Professor na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, exercendo, a partir de 2008, a coordenação da Área de Design de Equipamento. É também Professor da Escola de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e Professor visitante do Master em design industrial da Prima Facoltà di Architettura da Sapienza Università di Roma.

Como designer foi premiado em vários concursos destacando-se o de “Mobiliário Urbano para a Cidade de Aveiro” e desenvolve a sua atividade em diferentes áreas (Equipamento, Produto, Museografia e Equipamento Urbano). Desde 1986 participa regularmente em exposições em Portugal, Espanha, Itália, França, Alemanha, EUA e Japão.

Os seus projetos têm sido publicados em revistas nacionais e estrangeiras, tais como: Revista Expresso; Pública; Design Report; Domus; Intramuros; Interni; Design Diffusion News. É também da sua autoria o livro Territórios Híbridos, UL-FBA, publicado em 2006.

One response to “A Magia da Polaroid

  1. Boa dica João! Obrigado.
    Abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s