Miguel Portas (1958 – 2012)

Morreu hoje Miguel Portas.

À boa maneira desta terra, terá hoje cantos, loas e elogios fartos, de tudo e de todos. Até mesmo o inenarrável Professor Cavaco lhe exaltou a memória. Amanhã, como outros o foram, será cruel e injustamente esquecido.

O Miguel foi meu colega em  Económicas (o “ISEG, Escola Progressista”, do léxico da altura) na segunda metade dos anos 70. Um período que eu, acabado de chegar da província à agitação de Lisboa do pós-25 de Abril, vivi com a intensidade própria da época.

Económicas era (mais um) espelho do país em 1975. Uma sequência alucinante  de RGA, umas patéticas outras violentas, plenários vários, comités de avaliação, cantos-livres, eleições, comícios, manifestações, sessões de esclarecimento, proximidade de S.Bento (sim, eu estava lá no cerco à Assembleia Constituinte).

Não fui amigo próximo do Miguel, mas lembro-me claramente da sua chegada à cena política da faculdade, com a Associação de Estudantes como um bastião do MES. A capacidade oratória, a fluidez do discurso, a coragem física, a clareza do raciocínio permitiam-lhe inverter o rumo de RGA hostis e ganhar a pulso o seu espaço político.

Recordo tambem, num registo mais ligeiro, o guarda-redes competente nos torneios de futebol de 5 inter-turmas, onde chegámos a alinhar na mesma equipa. E o tipo bem disposto e divertido, com um sentido de humor apurado e certeiro.

Ao Miguel, devemos inteligência, seriedade, elevação, coragem e honestidade na actividade política. A acção política na sua vertente mais nobre.

Cumpriu o seu propósito anunciado –

“Quero poder olhar para trás e dizer: terei feito algumas asneiras, mas no conjunto posso partir, lá para onde for, com tranquilidade”.

Ficamos todos mais pobres. Que descanse em paz.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s