New York, New York

(Para o Joaquim Garnecho, com fotografias minhas)

E amanha volto a New York, uma cidade magnífica, uma cidade do Mundo que, por acaso, fica nos EUA.

A cidade onde tudo acontece, o melhor e o pior, em ritmo alucinante e contínuo, “the city that never sleeps”

Por motivos profissionais ou, simplesmente, por prazer, tenho tido o privilégio de voltar a New York muitas vezes ao longo dos últimos anos. E é sempre um prazer genuíno voltar a mergulhar no ritmo alucinante da cidade, olhar na direcção do céu até ao topo dos prédios, parar só para admirar o bulício e o movimentos, ouvir línguas de todo o Mundo, adivinhar nacionalidades, sorrir com excentricidades. É New York.

Volto às livrarias, aos clubes de jazz, a Times Sq e à Broadway, a Tribeca e à Village, aos magníficos restaurantes. Se o tempo livre mo permitir, vou atravessar a Ponte de Brooklyn a pé pela milésima vez, vaguear pelo Central Park e parar em Strawberry Fields, a Park Avenue.

Em Manhattan sinto-mr estranhamente em casa, talvez porque, na realidade, Manhattan não pertença a ninguem mas a toda a gente. Nem a Woody Allen que a filmou, nem a Sinatra que a cantou, nem ao Duke que a tocou, nem a John Gotti que a aterrorizou, nem a Elliot Erwitt que a fotografou. É nossa, é de todos.

E, claro, vou rir até às lágrimas com o meu querido Amigo Joaquim, vamos contar as mesmas piadas,  as mesmas histórias, lembrar os que já partiram, as músicas que ainda não ouvimos, os livros que porventura já não vamos ler e, no fundo, ser Amigos, uma coisa um bocado fora de moda.

Nós estamos a ficar velhos. New York, não.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s