Virginia Astley

Às vezes – e, frequentemente, em quartos de hotel, sempre iguais por mais diferentes que pretendam ser, com a televisão ligada mais pela companhia que faz do que pela atenção que lhe presto – dou comigo a pensar em coisas esquecidas, que aparecem e se atropelam sem ordem, relação ou razão aparente.

E, sonhando acordado, viajo no tempo e no espaço ao (re)encontro de memórias, em forma de imagens, sons, pensamentos, cheiros, acontecimentos, lugares que deixaram rasto de emoção.

Hoje, nesta noite chuvosa e parda de Manhattan, com as luzes de Times Square embaciadas pela cortina de humidade espessa que as envolve tirando-lhes o brilho, lembrei-me de Virginia Astley, uma cantora, compositora e instrumentista inglesa que nunca chegou ao patamar de reconhecimento que, em minha opinião, o seu talento justificaria.

20120509-183728.jpg

20120509-183804.jpg

Uma carreira inconstante, opções artísticas discutíveis e inconsistentes, talvez pouca ambição e pouca atracção pelos circuitos comerciais, relegaram Virgínia Astley para um obscuro canto da cena musical inglesa, mais uma artista de culto com audiência em círculos limitados. O seu período mais activo, no final dos anos 80, trouxe-lhe algum reconhecimento no Japão e colaborações com Ryuichi Sakamoto ou David Sylvian.

E, contudo, tinha tido o toque do Génio ao escrever e interpretar o seu primeiro trabalho gravado, um disco lindíssimo, a que chamou “From Gardens Where We Feel Secure”, que combina sons da Natureza com belas e delicadas peças de piano e flauta.

O original, de 1983, teve acolhimento caloroso da critica mas depressa caiu no esquecimento. Uma reedição remasterizada de 2003, deu-lhe nova vida, nova capa e novo publico.

20120508-233817.jpg

20120508-233912.jpg

O disco ideal para ouvir em casa, noite dentro, a meio caminho entre tranquilidade e melancolia. Não sei quem será o autor das imagens, mas encontrei uma faixa do disco que podem ouvir aqui.

Agoram, corram a comprar !

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s