Qalam Nabi é um dos dois últimos fotógrafos de rua em Kabul, no Afeganistão.
Mestre da sua arte, Qalam é um fotógrafo à-la-minute, maneja a sua Kamra-E-Faoree, um engenhoso misto de máquina fotográfica, câmara escura, laboratório e impressora. Nos antípodas da pirotecnia digital, Qalam devolve-nos a fotografia no seu estado mais puro. Vejam Qalam em acção.
O Projecto Afghan Box Camera, tem como objectivo preservar a Kamra-e-Faoree, enquanto forma viva e única da essência da fotografia.
Este projecto de Lukas Birk e Sean Foley é um excelente repositório da memória da Kamra-e-Faoree.
Gerações e gerações de Afegãos tiveram a sua imagem registada desta forma, principalmente para documentos de identificação.
Com os avanços da tecnologia, os dias da Kamra-e-Faoree estão a chegar ao fim. Perseguidos durante a vigência do regime talibã, que proibia qualquer fora de registo de imagem, os fotógrafos de rua de Kabul viram as as suas câmaras confiscadas ou destruídas. Restam dois.
O Project Afghan Box Camera recupera e guarda a história desta fascinante caixa mágica de madeira, a “box camera”, a técnica de construção e instruções e demonstrações de uso.
Reune, ainda, uma extraordinária colecção de imagens registadas com as box cameras, porttfolios de fotógrafos e exemplos de imagens coloridas à mão.
(Zé, obrigado pela dica)