Anne de Graaf

Anne de Graaf  é uma aventureira dos tempos modernos.

Belga de nascimento, jornalista, fotógrafa, autora, voluntária, voluntariosa, poliglota, testemunha de horrores, Anne é uma verdadeira cidadã do Mundo.

Completada a formação académica, iniciou uma carreira de jornalista, colaborando com diversas publicações belgas e holandesas.

Daí à reportagem de grandes conflitos foi apenas um pequeno salto para Anne. Como correspondente de guerra, esteve nos maiores perigosos teatros de operações, desde Serajevo à Somália, do Rwanda ao Congo, do Sudão à Faixa de Gaza.

Cobriu o devastador Tsunami de 2004 e acompanhou o tristemente célebre “Caso Dutroux” – um caso de rapto, tortura, abuso e assassínio de crianças e adolescentes ocorrido na Bélgica – que veio a documentar num livro intitulado “White dots”.

Em 2007 ganhou o “Press Prize of the Belgian Ministry of Development” pelo trabalho que desenvolveu como jornalista e voluntária que desenvolveu na Tanzania.

A partir de 2008, decidiu passar a ilustrar o seu trabalho de reportagem com imagens. A sensibilidade pessoal, a formação jornalística e a experiência de cenários extremos, permitiram-lhe desenvolver de imediato o sentido do memento em fotografia.  Tendo começado a publicar imagens documentais obtidas apenas com iPhone, rapidamente evoluiu para os equipamentos digitais com que hoje documenta o seu trabalho.

Foto-jornalista de méritos reconhecidos, Anne continua a manter projectos na África do Sul, Camarões, Togo, Brasil, Colômbia, Etiópia, Indonésia e Guatemala.

Colabora, actualmente, com a agência www.reporters.be, com a  www.eficofoundation.org, com o Belgian Home Office e com o Port of Zeebrugge.

Tenho o grato privilégio de ser amigo de Anne de Graaf e o prazer de conhecer e admirar o seu trabalho.

All photos: Anne de Graaf

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s