Eddie Adams (1933-2004)

Eddie Adams é um dos exemplos mais claros de como uma imagem pode marcar a carreira de um fotógrafo.

Muitos outros há, basta lembrarmo-nos de Steve McCurry com a Rapariga Afegã, Albert Korda com Che Guevara, Robert Doisneau com O Beijo, Joe Rosenthal com Iwo Jima, Dorothea Lange com Migrant Mother, Robert Capa com The Falling Soldier, por exemplo.

No caso de Eddie Adams, a sua carreira ficou para sempre ligada ao momento em que o General Nguyễn Ngọc Loan executou, em público,  Nguyễn Văn Lém, um prisionairo Vietcong, aparentemente algemado, numa rua de Saigão no dia 1 de Fevereiro de 1968, nos primeiros dias da chamada Ofensiva Tet.

Eddie Adams era correspondente de guerra ao serviço da Associated Press quando conseguiu esta imagem de uma realidade brutal que,  segundo alguns observadores, mudou o curso da Guerra do Vietname.

A fotografia valeu-lhe os prémios Pulitzer  (1969) e  World Press Photo (1968), colocou-o nas páginas da História mas valeu-lhe, tambem, uma dose igual de controvérsia e recriminação.

David Perlmutter , académico e analista político,  escreve que  ‘no film footage did as much damage as AP photographer Eddie Adams’s 35mm shot taken on a Saigon street … When people talk or write about the Tet Offensive at least a sentence is devoted, often with an illustration, to the Eddie Adams picture’.

O próprio  New York Times, antevendo as consequências na opinião pública desta demonstração de brutal crueldade dos aliados dos norte-americanos, procurou contrabalançar o efeito, publicando, simultaneamente e com igual destaque, a fotografia de Eddie Adams e  uma fotografia de crianças chacinadas pelas forças Vietcong. Sem grande sucesso, aliás.

Em vida, Eddie afirmou que preferia ser reconhecido por outros registos, que ele próprio considerava mais importantes e mais representativos. Por exemplo, a série “Boat of No Smiles”  (1977), onde fotografou a tentativa de fuga de refugiados vietnamitas para a Tailândia, acabando o pequeno bote por ser rebocado de volta a mar aberto, sem piedade, pela Marinha tailandesa. A série valeu-lhe a “Robert Capa Gold Medal” e  contribui decisivamente para a criação de um programa de acolhimento e protecção a mais de 20.000 vietnamitas das aldeias flutuantes.

Mas a imagem do General Nguyen nunca descolou de Eddie que, em posteriores declarações à Time,  explicou que –

“The general killed the Viet Cong; I killed the general with my camera. Still photographs are the most powerful weapon in the world. People believe them; but photographs do lie, even without manipulation. They are only half-truths…

What the photograph didn’t say was, ‘What would you do if you were the general at that time and place on that hot day, and you caught the so-called bad guy after he blew away one, two or three American people?’

Veio, pressionado ou não, a apresentar desculpas pessoais ao  General Nguyen pelos “danos irreparáveis que a fotografia causara à sua honra” e  a considerá-lo um   “hero of a just cause”.

Já num plano romanceado, a fotografia é mencionada no filme Flags of Our Fathers (2006), realizado por Clint Eastwood sobre a batalha de Iwo Jima, e que tem como ponto central a famosa fotografia de Joe Rosenthal, aliás ele próprio representado no filme. A personagem de um velho Rene Gagnon (um dos seis soldados que, em 1945, erguem a bandeira de Iwo Jima) diz que a fotografia de Adams foi a razão da derrora na Guerra do Vietnam, tal como a fotografia de Rosenthal foi a razão da vitória na Batalha do Pacífico.

Um visão “cinematográfica” da realidade histórica mas, ao mesmo tempo, um tributo à força da imagem e uma grande homenagem à (boa) Fotografia, a tal que transmite emoções e sentimentos.

Mas Eddie Adams foi tanto, tanto mais que apenas aquela imagem. Uma carreira longa como repórter de guerra (cobriu 13 conflitos), um  talento extraordinário como fotojornalista, um retratista fabuloso.

Um grande Fotógrafo !

All photos by Eddie Adams, collected from internet sources

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