Scott McKenzie (1939-2012)

20120821-002940.jpg

20120821-002947.jpg

Chega-se a uma altura da vida em que as referencias que tivemos começam a partir. Em todos os campos, na família, nos amigos, nas artes, no desporto, na sociedade, na musica, no caso na pop/rock, também.

Não só os prematuramente desaparecidos, como aqueles que a roda duvida levou (no meu tempo, Janis Joplin, Jim Morrison, John Lennon, George Harrison, os Gibb, Jerry Garcia, Marc Bolan, John Bonham, Tim e Jeff Buckley, Paul Butterfield, John Cippolina, Ian Curtis, Kurt Cobain, Sandy Denny, Tom Foggerty, Freddie Mercury, Keith Moon, Nico, Jaco Pastorius, Frank Zappa, numa lista imensa), foi agora a vez de Scott McKenzie.

Scott McKenzie nasceu Phillip Blondheim em 1939, em Jacksonville, Florida, onde, por alguma estranha coincidência passei anteontem, véspera da sua morte.

Começou a carreira musical em 1961, num grupo que formou com John Phillips (também já desaparecido), mais tarde líder e mentor dos “The Mamas & The Papa”, cuja formação inicial Scott declinou integrar.

A ligação a John Phillips manteve-se próxima, ao ponto de lhe ter proporcionado o hit que o tornaria mundialmente conhecido e lembrado. Em 1967, John escreveu “San Francisco (Be Sure to Wear Flowers in Your Hair)”, a canção que trouxe Scott ao palco da fama.

20120821-002919.jpg

Foi, para nós os de 50/60, outra das referencias quiméricas, percursoras de Woodstock, que o Portugal de então impedia. De facto, a canção, originalmente escrita para promover o Festival de Monterey de 1967, teve em toda a Europa uma leitura muito mais densa e politizada que a simplicidade da letra poderia fazer prever. Ao ponto de se ter tornado quase o tema da Primavera de Praga, na Checolosvaquia dos idos de 1968.

A Scott McKenzie valeu-lhe a entrada no Olimpo da musica pop e a memória de uma geração.

Deixou-nos uma pagina da nossa história e um recanto da nossa memória. Quantas vezes sonhamos com outros mundos ao som desta canção ?

Descanse em Paz.

20120821-003027.jpg

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s