Lalibela

20121103-201903.jpg

20121103-201909.jpg

20121103-201925.jpg

Actualizei o meu site JMPhoto, na página Andanças, com duas galerias de imagens sobre as Igrejas Coptas de Lalibela.

As Igrejas de Rocha de Lalibela, Património da Humanidade, são uma das mais extraordinárias obras do engenho humano que me foi dado ver em 30 anos de viagens pelo Mundo.

São um conjunto de 11 igrejas escavadas, talhadas ou esculpidas em gigantescos monolitos, entre os séculos XII e XIII da nossa era. A edificação de uma “Nova Jerusalém” no interior da Etiópia, 700 kilometros a noroeste de Adis, é atribuída ao Rei Lalibela.

Durante uma peregrinação à Terra Santa, Lalibela percebeu que as crescentes conquistas da expansão muçulmana dificultavam o acesso dos peregrinos. Recebeu, então, a inspiração (e, segundo a crença local o conhecimento, técnica, os planos e até as cores) divina para a edificação das igrejas.

O conjunto divide-se em dois conjuntos de 5 igrejas, interligadas entre si, separados pelo Rio Jordão, assim rebatizado pelo Rei. A decima primeira – distanciada do conjunto das outras dez, mas ligada por um complexo sistema de valas profundas, e a mais espectacular de todas é Biete Gihorgis (A Casa de S. Jorge), uma inacreditável construção cruciforme, com 20 metros de altura talhados num único bloco de Rocha, escavado pelo interior, num feito que a engenharia actual não desdenharia.

Para mim,leigo na matéria, é simplesmente impossível compreender com que técnica, com que cálculos, com que ferramentas foi possível construir, há 800 anos atrás, este prodígio. Fica-me o pasmo.

Lalibela é um local maior do culto Cristão Ortodoxo Copta da Etiópia. Chegar a Biete Gihorgis ao nascer do sol num dia de culto, o esplendor primevo da construção, os Coptas nos seus trajes brancos concentrados nos livros de textos sagrados escritos em língua antiga, a luz mansa do amanhecer, é uma imagem que me vai acompanhar para sempre.

Vejam as restantes imagens em JMPhoto.

20121103-201846.jpg

20121103-201856.jpg

20121103-201918.jpg

20121103-201933.jpg

20121103-201940.jpg

Fotografias: João Martins Pereira

9 responses to “Lalibela

  1. Fascinante, João! Fica-se com um “amargo de olhos” por serem poucas. Certamente as possíveis.

    Se é o que é visto pelos seus olhos, imagino o que será esta Maravilha do Mundo visto pelos próprios.

    Abraço,

    JCravo

  2. Obrigado Jorge. No site publiquei cerca de 40 imagens desta obra fascinante. Abraços

    • Muito provavelmente, ter-lhe-ia dito o mesmo se tivesse publicado 400 imagens. O prazer sabe-nos sempre a pouco… 🙂

      Abraço.

      • Uma viagem única, inesquecível, uma das mais marcantes da minha vida. Vou publicar em breve imagens sobre as tribos do Sul da Etiópia, do vale do Rio Omo.
        Abraços

  3. João, excelente documentário fotográfico que o texto melhor ajuda a entender as (e seu contexto) igrejas de rocha. Quanto à inspiração e demais ‘requisitos’ para tal obra: interrogo-me (sem aguardar resposta) se não terão sido entidades provindas de outras galáxias, de outros mundos, quem ajudou ou intuiu Lalibela ?

  4. Pingback: Igrejas de rocha de Lalibela (Etiópia), património da humanidade | farol da boa nova

  5. Teresa melo Ribeiro

    João,

    ABSOLUTAMENTE FANTÁSTICAS AS FOTOGRAFIAS. As igrejas são extraordinárias e o ambiente das mesmas que transparece das suas imagens é arrepiante. Muitos parabéns é a única coisa que eu posso dizer. Que sortudo é por estas «andanças» e que sorte a nossa por as partilhar com os amigos. Bjs Teresa MR

  6. Teresa, é realmente uma viagem fantástica a um sítio único no Mundo. A construção é magnifica e o ambiente, como bem diz, arrepiante.
    Muito obrigado pela visita e pelas palavras.
    Um beijo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s