Muammar al-Gaddafi

Caminhos da vida levaram-me a Tripoli um par de vezes antes da Revolução, ou seja durante a fase terminal do regime de Gaddafi. Encontrei uma cidade incaracterística, em transição, no cruzamento de vários estilos e influências.

Os pontos de destaque eram a bela orla Mediterrânica por onde se estende a cidade, o arco romano de Marco Aurélio, a incontornável Praça Verde e a Medina, com um souk vibrante. Fora estes, havia, claro, o gigantesco complexo residencial, administrativo, político e militar de Gaddafi, uma extensão enorme, murada, vigiada e defendida militarmente, dentro da cidade. A circulação em volta do complexo era fortemente restrita e controlada, os carros não podiam parar, fotografias, nem pensar.

Há uns meses atrás, já bem depois da Revolução, voltei a Tripoli. A cidade tinha já retomado o seu ritmo normal, agora marcado pela presença das, várias, milícias, vendo-se gente – especialmente jovens – carregando armas de guerra.

Estranhamente, para mim, dada a violência dos bombardeamentos e a duração dos combates, a arquitectura da cidade, na sua parte residencial e comercial, estava praticamente intacta. Umas marcas de impacto de balas aqui e ali, mas nada que pudesse prenunciar o conflito recente.

A parte militar, contudo, contava outra história. Quartéis e instalações militares completamente destruídos pelos bombardeamentos durante o conflito e, terminado este, pela fúria popular. A precisão cirurgica dos bombardeamentos é impressionante, chegando ao ponto de os muros exteriores permanecerem de pé, enquanto que o interior tinha praticamente desaparecido.

Um dos locais onde me foi possível entrar foi o complexo de Gaddafi, fortaleza inexpugnável até à queda. Tornou-se, agora e pela primeira vez, um local de visita dos habitantes da cidade.

Fiz algumas imagens com uma pequena máquina compacta que, apesar de a qualidade não ser brilhante, incluí no meu site, JMPhoto, na página Andanças.

Aqui ficam algumas dessas imagens.

One response to “Muammar al-Gaddafi

  1. apontamento de reportagem muito interessante.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s