Rafael Trobat

trobat96

trobat91

trobat92

trobat93

Rafael Trobat é mais um fascinante fotógrafo da nova geração da fotografia espanhola.

O seu trabalho mais conhecido, dado à estampa no livro “Aquí, junto al agua. Nicaragua” corresponde a um projecto que, ao longo de 16 anos (1990-2006) desenvolveu no país.

O período escolhido não é, de todo, arbitrário. De facto, retrata a sociedade da Nicarágua nos anos de mudança que caracterizaram o consulado político da Presidente Violeta Chamorro, ou seja, o período que media o final da Revolução Sandinista (que, pela via armada, derrubou Anastacio Somoza em 1979 e governou o país durante uma década) e o regresso ao poder, pela via eleitoral, de Daniel Ortega, um dos comandantes sandinistas (Ortega, um dos cinco membros da Junta Sandinista, foi eleito presidente da Nicarágua em 1984. Foi derrotado, em eleição democrática, por Violeta Chamorro em 1990. Foi candidato vencido em 1996 e 2001, antes de ser novamente eleito presidente em 2006).

Um trabalho de grande fôlego e um fresco de uma sociedade em mudança. Para além de tudo o mais, um extraordinário documento fotográfico.

trobat94

trobat8

trobat2

Rafael Trobat (Córdoba, 1965) es licenciado en Bellas Artes, especialidad de pintura, por la Universidad Complutense de Madrid. En 1988 se inicia en la fotografía y a mediados de 1990 viaja a Nicaragua por primera vez, iniciando un proyecto a largo plazo sobre la vida cotidiana del país y su evolución tras el fin del periodo revolucionario. En 2005 presenta como tesis doctoral este trabajo y obtiene el título de Doctor en Bellas Artes por la Universidad Complutense de Madrid.

Su formación como fotógrafo se desarrolla junto a Cristina García Rodero, con quien mantuvo un estrecho vínculo profesional durante más de 15 años. Paralelamente realiza encargos fotográficos para diferentes medios comoLiberation en Francia, El País y La Revista de El Mundo en España, la Asociación de Amigos de Arco, la Sociedad Estatal España Nuevo Milenio y la Agencia Española de Cooperación Internacional así como para World Press Photo en Holanda, Kodak Company en Alemania, la productora Red Ltd. en Reino Unido, la Agencia France Press o The Associated Press.

trobat5

trobat6

trobat7

trobat4

trobat3

trobat1

trobat95

3 responses to “Rafael Trobat

  1. Reblogged this on Sonhos desencontrados and commented:
    Imperdível🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s