Porque penso que é uma boa maneira de sabermos o que se vai fazendo pelo mundo em termos de divulgação da fotografia, procuro conhecer galerias, nacionais ou internacionais, que, em meu entender, apresentam um trabalho de qualidade e critério. Os estilos e os registos mostrados são, felizmente, muito amplos e, por isso, o gosto pessoal de cada um de nós é determinante na apreciação que fazemos.
A Young Gallery é um projecto de Pascal Young iniciado em 2000, com a abertura da sua primeira galeria, na zona sul de Bruxelas.
Dedicada à fotografia contemporânea, a galeria define a sua identidade própria –
“La vocation de la Young Gallery est donc d’honorer ou de révéler des photographes d’aujourd’hui, créateurs reconnus ou talents récemment apparus, épris du noir et blanc ou de la couleur, en leur consacrant six expositions par an.”
O reconhecimento adquirido na cena cultural belga, as importantes exposições promovidas (Azoulay, Bitesnich, Périer, Claxton e muitos outros) e a necessidade de expandir horizontes, levaram a galeria a deslocar-se, em 2005, para o centro cosmopolita de Bruxelas. Em 2009, foram inauguradas as galerias de Knokke e Megève (França).
O acervo é francamente impressionante, dada a quantidade e, principalmente, a qualidade dos artistas representados.